Depois de uma derrota por 3 a 0 para o Pachuca, do México, e de uma eliminação precoce na Copa Intercontinental, realizada em Doha, no Catar, a delegação do Botafogo retornou ao Rio de Janeiro nesta sexta-feira (13). A equipe finalmente terá um período de descanso após disputar 75 partidas na temporada. Apesar das incertezas acerca de sua permanência em 2025, o técnico Artur Jorge não entrou em detalhes sobre o próprio futuro. O treinador fez questão de conversar com a imprensa e agradecer o apoio dos torcedores que compareceram ao Aeroporto do Galeão para receber o time. Aproximadamente 100 botafoguenses participaram do “Aerofogo” para dar boas-vindas ao elenco.
– Esta torcida, que hoje fez questão de marcar presença, me deixa extremamente satisfeito. É um sinal claro, uma marca de união e uma demonstração do quanto estão contentes com o que construímos e deixamos de legado para eles.
Quando questionado sobre a permanência no Botafogo, Artur Jorge preferiu não se aprofundar e destacou que, no momento, o seu principal plano é regressar a Portugal para curtir o período de férias. Segundo o comandante, ainda não houve conversas com John Textor a respeito da continuidade do trabalho.
Sobre o apoio e carinho dos torcedores
– É algo extraordinário, assim como ocorreu no estádio quando conquistamos o título do campeonato e comemoramos com a nossa torcida. É muito gratificante, sobretudo pelo reconhecimento do nosso trabalho, pela paixão que entregamos ao clube. A nossa maior recompensa é ver o torcedor ao nosso lado, nos apoiando, nos dando afeto e torcendo por nós.
Artur Jorge recebe sondagens da Europa
Questionado sobre o futuro no Botafogo, o treinador português, cujo vínculo com o Glorioso se estende até dezembro de 2025, manteve a cautela. No entanto, a passagem pelo futebol brasileiro pode ser encurtada. De acordo com apuração do casaapostas.com.br, o comandante vem recebendo sondagens de clubes europeus há algumas semanas. Houve contatos de equipes da Espanha, França, Inglaterra e até do mundo árabe.
Após a conquista do Brasileirão, no último domingo (8), John Textor reconheceu as propostas endereçadas ao treinador e afirmou que vai se reunir pessoalmente com Artur Jorge para definir a permanência na próxima temporada. Segundo o norte-americano, se o técnico decidir deixar o Botafogo, não será por questão de valores financeiros.
– Sobre o treinador, ele tem um contrato e recebeu bônus muito atrativos. Não creio que, em sua cabeça, seja uma questão de dinheiro. Se você é escolhido, envolve a família. Agora que a temporada terminou, nós dois vamos conversar diretamente, cara a cara, para definir o que acontecerá.
A delegação alvinegra retornou ao Rio de Janeiro desfalcada. Alguns atletas decidiram seguir de Doha diretamente para outros destinos de férias, ou preferiram deixar a capital do Catar antecipadamente. Luiz Henrique, por exemplo, partiu na manhã de quinta-feira (12), registrando sua viagem em classe executiva. Além dele, Savarino, Marlon Freitas, Adryelson, Tchê Tchê, Danilo Barboza, Mateo Ponte e Gatito Fernández também não regressaram ao Brasil com o restante do grupo.