Atual campeão da Libertadores, o Botafogo estará no Pote 3 durante o sorteio do Super Mundial de Clubes 2025, que acontece nesta quinta-feira (5). Diferentemente de Flamengo, Palmeiras e Fluminense, que estão no Pote 1, o Alvinegro é a única equipe brasileira fora dessa posição de destaque.
Entre os sul-americanos, além dos brasileiros mencionados, o River Plate aparece como cabeça de chave, mesmo sem ter conquistado a Libertadores entre 2021 e 2024. Mas por que o Botafogo, atual campeão, não figura no Pote 1?
Entenda por que o Botafogo está no Pote 3
A posição do Botafogo no Ranking de Clubes da Conmebol é o principal motivo de sua colocação no Pote 3. O Alvinegro não conseguiu ficar entre os quatro melhores do ranking, o que abriu espaço para que os Millonarios ocupassem uma vaga como cabeça de chave.
Essa mesma lógica se aplica ao Boca Juniors, que, assim como o Botafogo, também está no Pote 3. Situação semelhante acontece com o Chelsea, vencedor da Champions League em 2020/2021. Apesar do título, os Blues foram colocados no Pote 2, enquanto Bayern de Munique, campeão da Liga dos Campeões em 2019/2020, e PSG, que nunca venceu o torneio, aparecem no Pote 1.
Adversários possíveis para o Botafogo
Com essa configuração, o Botafogo não enfrentará equipes da mesma confederação (Conmebol) na fase de grupos do Mundial. Assim, o clube terá quatro opções de adversários do Pote 1: Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique e PSG.
Além disso, o Botafogo será obrigado a enfrentar dois times europeus na fase de grupos. Do Pote 2, os possíveis oponentes incluem Atlético de Madrid, Benfica, Juventus e RB Salzburg. Já no Pote 4, não existem restrições, permitindo que o Glorioso enfrente qualquer um dos oito times disponíveis.