Furacão Respira Após Triunfo
A vitória do Athletico Paranaense por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, no último sábado (16), foi decisiva para alterar a disputa na parte de baixo da tabela do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Furacão alcançou os 37 pontos e deixou a zona de rebaixamento. O Departamento de Matemática da UFMG atualizou as probabilidades de queda, detalhando a situação de cada clube na reta final da competição.
Chances de Rebaixamento
A vitória reduziu as chances de rebaixamento do Athletico para 26,3%. O Juventude, primeiro time no Z-4, também com 37 pontos, possui 39,4%. Fluminense e Criciúma, ambos com a mesma pontuação, têm 23,3% e 36,4%, respectivamente. Já o Red Bull Bragantino, com 36 pontos, enfrenta uma probabilidade maior, de 45,8%.
Outros clubes fora do Z-4, mas ainda em risco, incluem Vitória (21,5%), Grêmio (6,9%), Atlético-MG (1,1%), Corinthians (0,68%) e Vasco (0,046%). Por outro lado, Atlético-GO e Cuiabá estão praticamente condenados à Série B, com 99,98% e 98,5% de chances de rebaixamento, respectivamente.
Jogos da 34ª Rodada
A próxima rodada promete ser decisiva tanto para os times ameaçados pelo rebaixamento quanto para os que disputam o título. Confira os confrontos:
- Corinthians x Cruzeiro
- Red Bull Bragantino x São Paulo
- Athletico Paranaense x Atlético-GO
- Criciúma x Vitória
- Bahia x Palmeiras
- Grêmio x Juventude
- Cuiabá x Flamengo
- Atlético-MG x Botafogo
- Vasco x Internacional
- Fluminense x Fortaleza
Disputa pelo Título
Além das chances de rebaixamento, o Departamento de Matemática da UFMG atualizou as probabilidades de título no Brasileirão. O Botafogo, líder com 68 pontos, tem 70,6% de chances de ser campeão. O Palmeiras, vice-líder com 64 pontos, aparece com 22,8%. Outras equipes como Fortaleza (6%), Internacional (0,29%), Flamengo (0,19%) e São Paulo (0,13%) ainda têm chances, mas em cenários muito improváveis.
Com o campeonato entrando na reta final, cada ponto conquistado será crucial para definir tanto o campeão quanto os rebaixados.