Sequência complicada para o Tricolor nas rodadas finais
O Fluminense enfrenta uma das sequências mais desafiadoras entre os clubes na luta para evitar o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Apenas o Vitória tem uma tabela considerada mais difícil que a do time comandado por Mano Menezes. O Fluminense terá pela frente partidas contra Internacional, Fortaleza e Palmeiras, todos posicionados entre os cinco primeiros na tabela de classificação. Além disso, o clube terá embates diretos pela permanência na série A contra Criciúma, Athletico-PR e Cuiabá.
A soma dos pontos dos adversários do Fluminense nas últimas seis rodadas é de 276 pontos. O Vitória, que enfrentará times como Botafogo, Fortaleza e Flamengo, lida com adversários que acumulam um total de 299 pontos. Enquanto isso, o Athletico-PR enfrenta uma sequência de jogos que totaliza 279 pontos, sugerindo um calendário ainda mais desafiador que o do tricolor carioca, embora o time paranaense tenha um jogo a menos, que será disputado contra o Atlético-MG.
Panorama dos confrontos contra o rebaixamento
- Vitória: Corinthians, Criciúma (F), Botafogo (F), Fortaleza, Grêmio e Flamengo (F) – 299 pontos
- Corinthians: Vitória (F), Cruzeiro, Vasco, Criciúma (F), Bahia e Grêmio (F) – 247 pontos
- Fluminense: Internacional (F), Fortaleza, Criciúma, Athletico-PR (F), Cuiabá e Palmeiras (F) – 276 pontos
- Criciúma: Cruzeiro (F), Vitória, Fluminense (F), Corinthians, Flamengo e Bragantino (F) – 250 pontos
- Bragantino: Atlético-GO (F), São Paulo, Internacional (F), Cruzeiro, Athletico-PR (F) e Criciúma – 250 pontos
- Athletico-PR: São Paulo (F), Atlético-MG, Atlético-GO, Bahia (F), Fluminense, Bragantino e Atlético-MG (F) – 279 pontos
- Juventude: Bahia, Grêmio (F), Cuiabá, Atlético-MG (F), São Paulo (F) e Cruzeiro – 252 pontos
A luta do Fluminense pela permanência na Série A
Apesar dos desafios impostos pela tabela, o Fluminense depende de si para garantir sua permanência na elite do futebol brasileiro em 2025. De acordo com estudos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Tricolor possui uma probabilidade de 15,1% de ser rebaixado. As vitórias nos três jogos em casa contra Fortaleza, Criciúma e Cuiabá poderiam significativamente aumentar as chances do time de Mano Menezes escapar do rebaixamento antes da última rodada. As próximas partidas serão cruciais para o destino do clube nas competições nacionais.