O Flamengo começará sua caminhada no Campeonato Carioca de 2025 fora do estado do Rio de Janeiro. Atual campeão estadual, o Rubro-Negro fará sua estreia na competição enfrentando o Boavista em Aracaju, capital de Sergipe. Para este confronto, marcado para o fim de semana dos dias 11 e 12 de janeiro, o clube utilizará uma equipe alternativa, composta majoritariamente por jogadores da base. A partida será realizada na Arena Batistão, estádio inaugurado em 1969 e modernizado nos últimos anos. Atualmente, o Batistão tem capacidade para 15 mil torcedores e um gramado que segue os padrões da Fifa.
Time alternativo será escalado para a estreia
Com o elenco principal ainda de férias, o Flamengo optará por utilizar jovens talentos nas primeiras rodadas do Carioca. O grupo principal só retorna aos treinos no dia 8 de janeiro e, logo em seguida, no dia 10, embarca para os Estados Unidos, onde realizará a pré-temporada visando os desafios de 2025.
Partidas fora do Rio previstas no regulamento
Embora a realização de jogos do Campeonato Carioca fora do estado seja algo incomum, essa prática tem se tornado mais frequente nos últimos anos e está prevista no regulamento da competição. O documento estipula que, quando o mandante for um dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro — Flamengo, Fluminense, Botafogo ou Vasco —, a partida pode ser transferida para outra localidade.
“Caso o mandante seja um dos grandes e o visitante um clube formador, este último não poderá se opor à escolha de outro local para a realização da partida”, diz o regulamento. Nesta situação, o Boavista, mandante no papel, receberá uma cota fixa de R$ 200 mil, além de ter os custos com deslocamento e hospedagem pagos.
…