O novo estádio do Flamengo, que está sendo projetado para abrigar 78 mil espectadores, terá impressionantes 60 metros de altura, o que corresponde à altura de um edifício de 20 andares. Com um custo estimado de quase R$ 2 bilhões, o estádio promete gerar uma receita de R$ 2,5 bilhões, sendo R$ 1,5 bilhão provenientes dos direitos de nomeação (naming rights) por um período de 20 anos. A construção da arena será mais alta que alguns dos estádios mais tradicionais do mundo, como o Maracanã (32m), o Santiago Bernabéu (45m) e o Camp Nou (48m).
Apresentação do projeto e inspiração em estádios europeus
Na última sexta-feira (22), a diretoria do Flamengo revelou o projeto do novo estádio, que se inspira em grandes arenas europeias. O design inclui um telão 360°, áreas de lazer, opções de hotelaria e muito mais. Segundo informações apuradas pela casaapostas.com.br, o clube estuda a possibilidade de adicionar cadeiras no gramado, seguindo um modelo europeu. Esse espaço seria mais exclusivo, permitindo aos torcedores uma visão privilegiada do túnel de acesso dos jogadores ao campo.
Investimento e custos do projeto
O projeto do estádio será uma das maiores obras de infraestrutura do Brasil, com um investimento total de R$ 1,93 bilhão. A Arena Events + Venues, uma empresa especializada em construção de estádios e arenas, foi responsável pelos estudos iniciais. A empresa responsável pela execução do projeto ainda não foi definida. Entre os estádios brasileiros, apenas dois superam os 60 metros de altura: o Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, com 70 metros, e o Estádio Mané Garrincha, em Brasília, com 62 metros.
Estádio do Flamengo também será preparado para a NFL
Com o objetivo de expandir sua presença internacional, o Flamengo está projetando seu novo estádio para receber, futuramente, jogos da National Football League (NFL), liga de futebol americano dos Estados Unidos. Para isso, o estádio terá vestiários maiores, já que um time de futebol americano conta com 46 jogadores, incluindo titulares e reservas. O vestiário do Flamengo, inclusive, será projetado no formato redondo. Este movimento segue a tendência de internacionalização do clube, como evidenciado pelo recente jogo entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers no Brasil, realizado em setembro deste ano na Neo Química Arena, em São Paulo.