Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, está em Miami, nos Estados Unidos, acompanhando os preparativos para o sorteio do Mundial de Clubes 2025. Na véspera do evento, que acontece às 15h (horário de Brasília) nesta quinta-feira (5), o dirigente comentou o planejamento do clube para a competição e apontou um diferencial favorável para os times sul-americanos em relação aos europeus.
Flamengo e o momento da temporada
Segundo Landim, o Flamengo estará em uma fase mais vantajosa da temporada, algo que se assemelha à realidade enfrentada pelos clubes europeus em edições anteriores do torneio.
— Acredito que o Flamengo chegará em um momento positivo. Estaremos no meio da temporada, assim como acontece com os clubes europeus nas edições tradicionais do Mundial, que geralmente ocorrem no final do ano. Normalmente, os sul-americanos chegam ao fim da temporada, o que não é ideal. Desta vez, será diferente e mais favorável para nós, já que também estaremos no meio da temporada — afirmou Landim em entrevista à Fifa.
Ele também ressaltou o trabalho de organização para o próximo ano:
— Há tempos estamos estruturando o planejamento para 2024. Conversamos com a CBF para ajustar o calendário, permitindo que possamos participar desse evento (Super Mundial) sem comprometer outros objetivos da temporada — explicou.
Detalhes do Mundial de Clubes 2025
A competição, organizada pela Fifa, será realizada nos Estados Unidos entre os dias 15 de junho e 13 de julho de 2025. Entre os representantes brasileiros estarão Flamengo, Botafogo, Palmeiras e Fluminense.
Como será o sorteio do Mundial de Clubes 2025?
A Fifa distribuiu as 32 equipes participantes em quatro potes, de acordo com a classificação no ranking criado pela entidade para o torneio. Os times do Pote 1 incluem as melhores equipes da Europa e da América do Sul, como Flamengo, Palmeiras e Fluminense.
Pote 1
Manchester City, Real Madrid, Bayern de Munique, Paris Saint-Germain, Flamengo, Palmeiras, River Plate e Fluminense.
Pote 2
Chelsea, Borussia Dortmund, Internazionale, Porto, Atlético de Madrid, Benfica, Juventus e Salzburgo.
Pote 3
Al Hilal, Ulsan HD, Al Ahly, Wydad AC, Monterrey, Club León, CA Boca Juniors e Botafogo.
Pote 4
Urawa Red Diamonds, Al Ain, Espérance Sportive da Tunísia, Mamelodi Sundowns, Pachuca, Seattle Sounders, Auckland City e Inter Miami.