O próximo domingo (8) marca a rodada decisiva do Brasileirão 2024, o momento em que tudo será definido: quem será o campeão entre Botafogo e Palmeiras, quem será o último time rebaixado para a Série B e quem garantirá vaga na Copa Sul-Americana. O site casaapostas.com.br traz um resumo do que está em jogo em cada uma das dez partidas finais do campeonato.
Botafogo x São Paulo
No Estádio Nilton Santos, o Botafogo depende apenas de um empate para conquistar o título brasileiro. Mesmo em caso de derrota, o título pode ser garantido, desde que o Palmeiras não vença o Fluminense no Allianz Parque. Já o São Paulo, assegurado na sexta posição e com vaga na fase de grupos da Libertadores, deve entrar em campo com time reserva.
Palmeiras x Fluminense
No Allianz Parque, o jogo promete fortes emoções, especialmente para o Fluminense, que luta para escapar do rebaixamento. Para isso, o time carioca precisa, no mínimo, de um empate. Uma vitória abre a possibilidade de classificação para a Copa Sul-Americana, caso Juventude e Atlético-MG não consigam triunfar em seus jogos. O Palmeiras, por sua vez, busca o tricampeonato, mas precisa vencer e contar com uma derrota do Botafogo.
Atlético-MG x Athletico-PR
Na Arena MRV, fechada ao público devido a punições, os dois Atléticos entram em campo em um confronto direto contra o rebaixamento. Quem vencer se salva. Um empate basta para o Atlético-MG se manter na Série A. Ambos os times ainda podem buscar vaga na Copa Sul-Americana, dependendo dos resultados. Em caso de derrota, precisam torcer por tropeços do Bragantino e do Fluminense para se manterem na elite.
Bragantino x Criciúma
Mesmo ocupando a zona de rebaixamento, o Bragantino tem controle sobre seu destino. Uma vitória em casa, no Nabi Abi Chedid, contra o Criciúma, garante a permanência na Série A. O time será rebaixado caso empate ou perca, pois dependerá de resultados externos para escapar.
Bahia x Atlético-GO
O Bahia está na briga pela última vaga na fase preliminar da Libertadores. Para isso, precisa vencer o já rebaixado Atlético-GO na Fonte Nova. Um empate deixa o time dependente de um tropeço do Cruzeiro contra o Juventude. Em caso de derrota, o Bahia terá que torcer por uma combinação de resultados para não ser superado pelo Vasco na tabela e, assim, garantir ao menos a vaga na Sul-Americana.
Juventude x Cruzeiro
No estádio Alfredo Jaconi, o Cruzeiro busca um lugar na pré-Libertadores. Precisa vencer o Juventude e torcer por uma derrota do Bahia. Caso empate, se contentará com uma vaga na Sul-Americana. O Juventude, já salvo do rebaixamento, também mira a competição continental e depende de uma vitória ou de tropeços de Atlético-MG, Fluminense e Athletico-PR.
Cuiabá x Vasco
O Vasco já tem vaga na Sul-Americana, mas mantém chances mínimas de alcançar a pré-Libertadores. Para isso, precisa vencer o Cuiabá, torcer por derrotas de Cruzeiro e Bahia, e superar a desvantagem de 12 gols no saldo para o time baiano. O Cuiabá, já rebaixado, tenta apenas evitar a lanterna do campeonato.
Grêmio x Corinthians
O Grêmio busca consolidar sua vaga na Copa Sul-Americana. Para garantir sem depender de outros resultados, precisa vencer o Corinthians na Arena do Grêmio. Em caso de empate ou derrota, dependerá de tropeços de concorrentes como Atlético-MG e Fluminense. O Corinthians já está garantido na Libertadores.
Flamengo x Vitória
No Maracanã, o Flamengo, classificado para a fase de grupos da Libertadores, enfrenta o Vitória, que também já assegurou vaga na Sul-Americana. O jogo será marcado pela despedida de Gabigol, que deixará o rubro-negro ao final da temporada.
Fortaleza x Internacional
Na Arena Castelão, Fortaleza e Internacional disputam o quarto lugar na tabela. Ambos possuem 65 pontos e 18 vitórias, mas o Internacional leva vantagem no saldo de gols (20 contra 11). O confronto definirá a posição final de ambos no Brasileirão 2024.