A Seleção Brasileira busca encerrar o ano de 2024 em alta, após uma temporada marcada por desafios e oscilações. Depois de começar o ano no limite da zona de classificação para a próxima Copa do Mundo, o time comandado por Dorival Júnior tem a chance de terminar o ano até mesmo na vice-liderança das Eliminatórias. Para isso, será necessário vencer o Uruguai nesta terça-feira (19) e torcer por um tropeço da Colômbia contra o Equador. Apesar de a Celeste ser um adversário complicado, a escolha pela Arena Fonte Nova pode dar ao Brasil uma vantagem histórica. Isso porque a Seleção nunca foi derrotada em partidas realizadas na Bahia.
Ao longo de sua história, o Brasil disputou 21 jogos em Salvador, conquistando 15 vitórias e seis empates. Nessas partidas, a equipe marcou impressionantes 63 gols e sofreu apenas 21.
Uruguai já sofreu na Bahia
Os uruguaios conhecem bem a força do Brasil em Salvador. Até hoje, as duas seleções se enfrentaram duas vezes na capital baiana, com uma vitória brasileira e um empate. O primeiro confronto aconteceu na Copa América de 1983, terminando empatado por 1 a 1. Já em 1995, a Seleção venceu por 2 a 0 em um amistoso.
André destaca os desafios do confronto
No último sábado, o volante André — com boas chances de ser titular na partida de terça-feira — comentou sobre a invencibilidade do Brasil em jogos na Bahia. O jogador valorizou o retrospecto positivo, mas pediu atenção e cuidado.
— É importante ter esses números aqui, mas é uma partida totalmente diferente. É um ano diferente — afirmou o atleta do Wolverhampton, que nasceu justamente na Bahia.
André também destacou a qualidade do Uruguai, especialmente na defesa:
— A equipe do Uruguai se defende muito bem, e isso faz com que o jogo seja muito disputado, com muitos contatos. Nos dois últimos jogos contra eles, nossos números não foram bons, mas a nossa equipe evoluiu, estamos melhorando e fazendo bons jogos — concluiu.
Desde o ano passado, a Seleção enfrentou o Uruguai duas vezes: perdeu por 2 a 0 nas Eliminatórias e empatou por 0 a 0 na Copa América.
A torcida brasileira espera que, com o apoio do histórico na Bahia e a evolução da equipe, o Brasil consiga superar mais esse desafio na busca por uma classificação tranquila para a Copa do Mundo de 2026.