O Palmeiras descobrirá nesta quinta-feira (5) quais serão seus adversários na fase de grupos do novo formato do Mundial de Clubes da FIFA. O Alviverde está no Pote 1 como cabeça de chave, junto com os brasileiros Flamengo e Fluminense, e já possui uma noção dos possíveis confrontos graças às regras e restrições estabelecidas pela FIFA.
Pote 2: Os possíveis rivais europeus do Palmeiras
No Pote 2, o Palmeiras tem quatro adversários em potencial: Chelsea, Inter de Milão, Borussia Dortmund e Porto. No entanto, outros clubes europeus como Atlético de Madrid, Benfica, Juventus e RB Salzburg, também no Pote 2, não poderão enfrentar o Palmeiras, pois estão reservados para enfrentar outros representantes europeus do Pote 1, seguindo o Ranking da FIFA.
Pote 3: Adversários diversificados
Entre os possíveis oponentes do Pote 3, o Palmeiras pode enfrentar times como Al-Hilal, Wydad Casablanca, Al-Ahly, León, Monterrey e Ulsan. No entanto, Botafogo e Boca Juniors, que também estão no Pote 3, não poderão ser sorteados no grupo do Alviverde, já que as regras proíbem confrontos entre clubes da mesma confederação (Conmebol) na fase de grupos.
Pote 4: Sem restrições de confronto
O Pote 4 é o único que não possui restrições. Isso significa que o Palmeiras poderá enfrentar qualquer um dos oito times disponíveis, que são: Al Ain, Auckland City, Espérance de Tunis, Inter Miami, Mamelodi Sundowns, Pachuca, Seattle Sounders e Urawa Red Diamonds.
Impacto dos Grupos A e B no sorteio do Palmeiras
Uma regra específica da FIFA determina os confrontos dos cabeças de chave que caírem nos grupos A ou B, especialmente em relação ao adversário do Pote 4. Caso o Palmeiras seja sorteado no Grupo A, o clube enfrentará o Inter Miami, time de Messi e Suárez, que será o anfitrião da partida inaugural do novo formato do Mundial.
Se o Palmeiras for alocado no Grupo B, o adversário será o Seattle Sounders, também dos Estados Unidos, que sediará sua estreia em casa, no estádio Lumen Field, por razões logísticas.
Divisão de potes no sorteio do Mundial 2025
A FIFA já definiu os potes para o sorteio, que promete trazer confrontos emocionantes e equilibrados. O Palmeiras, como cabeça de chave, aguarda o sorteio com grandes expectativas sobre seus primeiros adversários no novo Mundial de Clubes.